quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Uso das Tecnologias Digitais na Escola (Prática Investigativa)


Após a prática investigativa para analisar como as escolas tem feito uso das tecnologias digitais na educação, percebi que mais uma vez há um distanciamento muito grande entre a realidade envolvida.
A escola em que tive acesso tem os computadores e acesso a internet, mas não sabem fazer deles um meio pedagogico para beneficiar os alunos na aquisição do conhecimento.
Quando usado pelos professores, o laboratório de informatica não tem uma finalidade pedagogica definida, ficando a cargo dos próprios alunos e do computador a responsabilidade da aula.
Falta de comprometimento, interesse e conhecimento. Foi isso que eu detectei na escola em questão.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Educação artistica

http://wwwbaladegoma.blogspot.com/

Galeraa, esse blog ensina a fazer algumas atividades em E.V.A que podem ser trabalhados em arte com educação infantil! Sabemos que a arte é muito importante para o desenvolvimento motor, cognitivo, desenvolve a imaginação e criatividade! Todos esses aspectos são muito importantes para o desenvolvimento do aluno e que como educadores temos a responsabilidade de estimular! Fica a Dica!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Softwares Educativos

A escola e o professor tem o desafio de usar o computador como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem na qual possuem papel fundamental.
Os softwares educativos apresentam-se como uma boa estratégia que pode ser utilizada pelo professor nesse desafio. Por ser um recurso de fácil acesso e análogo à realidade dos alunos pode subsidiar a prática docente, tornando o aprendizado prazeroso e significativo.
É imprescindível, porém, que o professor tenha atenção ao escolher o software para ser aplicado em sua aula, devendo ser adequado a idade e relacionada aos conteúdos lecionados e não apenas um meio na qual o aluno passará um tempo se divertindo sem um intuito educacional.
Os softwares são bem utilizados quando mediados pelo professor, fazendo a relação entre o aprendizado construído pela exposição dos conteúdos curriculares e as atividades e jogos desenvolvidos pelos softwares.
Ao planejar uma aula que tenha o software como recurso didático é preciso antes, que o professor tenha os objetivos definidos, e utilize outros meios para a construção do conhecimento, para que não recaia ao software a responsabilidade de ensinar delega ao professor.

Um Blog Para Cada Professor

O autor Ricardo Neves inicia a reportagem com um chamado sobre o problema da incapacidade da escola em acertar o passo com a absorção do computador e da internet como ferramentas de transformação da qualidade na educação, fazendo-nos refeltir sobre o atraso da escolar em atender as necessidades da sociedade, permeada pelo avanço tecnologico.
Nossa sociedade se configura pelas tecnologias digitais, pelo desenvolvimento acelerado e inovador destas, aumentando a necessidade de estarmos atualizados frente a essa realidade, para que não transformemos a escola em um mundo paralelo à realidade do aluno.
O uso desses meios tecnológicos não deve ser vinculado ao uso indicriminado, fora de critíca, mas negar essa realidade e restringir-se apenas aos aspectos negativos é fechar os olhos para a realidade em que estamos inseridos. Fechar os olhos não impede que nossos alunos utilizem esses meios de forma indiscriminada, mas estaremos assim, perdendo oportunidades de promover a consciência crítica em nossos alunos e utilizar esses meios como recursos pedagógicos significativos para o aprendizado.
A nós, como educadores cabe procurar nossa qualificação profissional para atuarmos conforme a necessidade de nossos alunos.
Em nossa sociedade essa qualificação exige um conhecimento a cerca do mundo digital e é preciso ao professor estar atentao as atualizações e recursos tecnológicos disponivel no mercado para assim caminhar em sintonia com a realidade.
Cabe ao professor utilizar os recursos tecnológicos como ferramentas educacionais, sabendo fazer bom uso desses recursos, planejando e definindo os objetivos para tal.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A invenção da Infância (Primeira parte)



O video em questõa está disponibilizado no site do youtobe e apresenta 4 partes!
Para nós enquanto educadores é de total relevância assistir e refletir sobre seu conteudo.
O período da vida do homem denominado infância é algo que nem sempre foi levado em consideração. Até então, as crianças eram consideradas como pequenos adultos, sem levar em conta suas especificidades.
Atualmente sabemos que essa fase é de essencial importancia para o desenvolvimento fisico e cognitivo da criança, devendo ser respeitada. A infância deve ser destinada para que a criança se desenvolva brincando, praticando esportes, criando, estimulando sua imaginação e tendo com única responsabilidade a dedicação aos estudos.
Infelizmente nem todas as crianças tem o direito de viver sua infancia e são obrigadas a entra no mundo dos adultos nesse período, perdendo assim, a fase mais importante de suas vidas. É nossa obrigação defender essas crianças enquanto seres incapazes de lutarem por seus direitos. Talvez nossa capacidade seja limitanda quanto a garantir que esses direitos sejam cumpridos, mas enquanto educadoras não podemos permanecer inertes diante dessa triste realidade.
Atráves da educação, instrumento da qual somos possuidoras, devemos lutar para mudar essa realidade e tentar com que essas crianças tenham a oportunidade de serem simplesmente crianças. Seja possibilitando momentos de reflexão e mobilização social, seja direta ou indiretamente, não podemos ficar paradas enquanto milhares de crianças deixam de ser crianças antes de atingirem a maioridade.

 

Plug Minas

Alunas do 5º Período da Puc Minas reunidas com o intuito de criar um blog para se atualizar no mundo das tecnologias digitais e utilizá-lo como uma ferramenta pedagógica! :))