A escola e o professor tem o desafio de usar o computador como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem na qual possuem papel fundamental.
Os softwares educativos apresentam-se como uma boa estratégia que pode ser utilizada pelo professor nesse desafio. Por ser um recurso de fácil acesso e análogo à realidade dos alunos pode subsidiar a prática docente, tornando o aprendizado prazeroso e significativo.
É imprescindível, porém, que o professor tenha atenção ao escolher o software para ser aplicado em sua aula, devendo ser adequado a idade e relacionada aos conteúdos lecionados e não apenas um meio na qual o aluno passará um tempo se divertindo sem um intuito educacional.
Os softwares são bem utilizados quando mediados pelo professor, fazendo a relação entre o aprendizado construído pela exposição dos conteúdos curriculares e as atividades e jogos desenvolvidos pelos softwares.
Ao planejar uma aula que tenha o software como recurso didático é preciso antes, que o professor tenha os objetivos definidos, e utilize outros meios para a construção do conhecimento, para que não recaia ao software a responsabilidade de ensinar delega ao professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário