sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A invenção da Infância (Primeira parte)



O video em questõa está disponibilizado no site do youtobe e apresenta 4 partes!
Para nós enquanto educadores é de total relevância assistir e refletir sobre seu conteudo.
O período da vida do homem denominado infância é algo que nem sempre foi levado em consideração. Até então, as crianças eram consideradas como pequenos adultos, sem levar em conta suas especificidades.
Atualmente sabemos que essa fase é de essencial importancia para o desenvolvimento fisico e cognitivo da criança, devendo ser respeitada. A infância deve ser destinada para que a criança se desenvolva brincando, praticando esportes, criando, estimulando sua imaginação e tendo com única responsabilidade a dedicação aos estudos.
Infelizmente nem todas as crianças tem o direito de viver sua infancia e são obrigadas a entra no mundo dos adultos nesse período, perdendo assim, a fase mais importante de suas vidas. É nossa obrigação defender essas crianças enquanto seres incapazes de lutarem por seus direitos. Talvez nossa capacidade seja limitanda quanto a garantir que esses direitos sejam cumpridos, mas enquanto educadoras não podemos permanecer inertes diante dessa triste realidade.
Atráves da educação, instrumento da qual somos possuidoras, devemos lutar para mudar essa realidade e tentar com que essas crianças tenham a oportunidade de serem simplesmente crianças. Seja possibilitando momentos de reflexão e mobilização social, seja direta ou indiretamente, não podemos ficar paradas enquanto milhares de crianças deixam de ser crianças antes de atingirem a maioridade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário